topo
linha2

Fotogaleria

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
» Home » Crónicas e Artigos » Carlos Morgadinho » FORÇA, FORÇA AMIGO JACK!

 

FORÇA, FORÇA AMIGO JACK!

Textos e Fotos: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

 

Não está em causa de o líder da oposição no Parlamento em Otava, Jack Layton, simpatizar ou não com a chamada linha “Esquerdista”, ou socialista, mas sim pelo excelente currículo vitae do seu trabalho ao longo destes anos todos, mais precisamente desde o ano de 1982, data em que entrou na arena política como vereador da cidade de Toronto.

Embora seja discutível e isto está ao critério ou opinião de cada um de nós, e obviamente que respeito, o certo é que ninguém pode negar o esforço, dedicação e sacrifício no desempenho das suas funções. Era, e continua a ser, um defensor dos mais carenciados, dos sindicatos e das massas imigrantes que aos milhares, anualmente, se radicam neste grande país de acolhimento.

Como membro que sou da Associação Cultural 25 de Abril de Toronto, recordo Jack Layton associar-se às festas comemorativas da Revolução dos Cravos aqui em Toronto, ou também, caso fosse impossível a sua presença, mandar por sua esposa, agora deputada federal, Olívia Chow, os parabéns pela efeméride.

Lembro-me anos atrás, não muitos, talvez uns cinco, de Jack Layton juntamente com a Olívia Chow, ter voluntariamente ajudado a descarregar a minha minivan do material de som e outro para o almoço comemorativo que iria decorrer, dentro de uma ou duas horas, no Restaurante New Casa Abril, na Oakwood Ave. Transportou, cruzando aquela via citadina, por várias vezes, o conteúdo que enchia então aquela viatura e até, muito orgulhosamente, pegou na bandeira portuguesa para a colocar no respectivo mastro, e depois no pedestal, junto à tribuna naquele salão de festas.

Sabia, como poucos, a história da Revolução do 25 de Abril e, nos descrevia muitas acções, sem a carnificina habitual neste tipo de situações, de golpes de Estado, então praticadas pelas forças que derrubou a ditadura de então.

Numa dessas festas, lembro-me, ter focado as visitas que fez a Portugal, continente e aos Açores, e até sabia umas quantas palavras do nosso idioma, o português. Prometeu também voltar lá mais vezes sempre que a sua agenda de trabalho assim lhe permitisse pois gostava imenso das maravilhas das nossas terras e do seu povo hospitaleiro.

A sua simpatia e prontidão para escutar quem se aproximasse para esse fim foi sempre uma prioridade e disso sei do que falo pois no tempo em que Jack exercia as funções de vereador dum Bairro desta cidade o testemunhei. Eram às dezenas, os munícipes, que por ali aportavam para discutir assuntos relacionados com aquela sua zona da cidade e nunca se negou de os receber ou escutar.

Embora o NDP, o partido político que sempre militou (penso…), juntamente com sua esposa Olívia Chow, uma cidadã também imigrante como quase todos nós na nossa comunidade lusa, seja o que, quiçá, albergue a minha forte simpatia (não totalmente pois também tem os seus “Quês” como todos os outros partidos), o certo é que Jack esteve sempre inclinado no apoio dos mais desprotegidos e pelas soluções sociais e sempre contra a prepotência dos poderosos e intocáveis. O contrário decerto que ninguém lhe poderá apontar o dedo.

É pois com muita tristeza que tomei conhecimento do infortúnio que recentemente tocou este nosso deputado, líder e amigo, pela doença que o aflige e que vinha há já algum tempo a lutar. Agravou-se e assim, após ter oficialmente informado o país pelos diferentes órgãos de comunicação social, o certo é que fiquei bem triste desta saga de infortúnio que o atingiu.

Deu-nos a conhecer a sua decisão de temporariamente afastar-se da liderança do partido federal NDP, a presente oposição no Parlamento, na capital do Canadá. Espero, e rezo, para que o Jack Layton, consiga debelar a doença e, como seu desejo, e de todos nós, e regresse para o seu posto na governação deste imenso país para bem de todos os canadianos e não só.

O Canadá, e o seu povo, precisam de ti, Jack. Todos nós te desejamos uma franca, rápida e total recuperação. Sabemos como és forte e determinado. Saberás, estou ciente, vencer e superar o mal que te aflige neste preciso momento. Estamos ao teu lado, como num jogo de hóquei, para te dar força e apoiar nestes momentos difíceis. Força, Força Amigo Jack!

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007